Você e o seu carro têm coisas em comum
Hoje trago um texto do livro "Viver sem chefe", de Sergio Fernández.
"Da mesma forma que o seu carro não pode funcionar indefinidamente sem parar num posto de gasolina ou sem fazer revisão de manutenção de vez em quando, o que lhe parece normal, também você não pode funcionar indefinidamente sem ir de vez em quando à bomba de gasolina e à oficina. Fazer todos os dias algo que o motive é ir ao posto de gasolina; é algo que precisa de fazer com frequência, quer queira quer não. Demora algum tempo, mas é essencial, senão o carro acaba por parar. As revisões são as férias, dos dias de folga ou oferecer-se algum luxo extra, de vez em quando. E extra não significa mais caro.
Aconselho-o a encontrar algo que o motive e a fazê-lo diariamente, ou a encontrar algo diferente todos os dias. É igual. Pode ser parar a meio da manhã para tomar um sumo natural ou para ouvir ou, melhor ainda, dançar ao som dessa música que tanto gosta; pode ser ver um filme, ir ao teatro ou ler a imprensa nacional ou internacional; ou pode ser perder meia hora para telefonar a alguma pessoa querida, com quem há muito tempo não conversa, ou, melhor ainda, ir encontrar-se com ela; ou escrever ou responder a e-mails pessoais, ou entrar nesse café de que tanto gosta e tomar algo, ou passear um pouco pela Internet, fazer desporto ou inscrever-se num curso de flamenco ou de cozinha japonesa...seja o que for, não importa, mas todos os dias tem de encontrar um momento, às vezes mais, outras menos, para fazer algo que o motive. Além de ser uma passagem pelo posto de gasolina, é uma forma de manter a autoestima elevada para continuar a funcionar a cem por cento por tempo indeterminado.
Além de pôr gasolina no seu veículo, de vez em quando tem de lhe mudar as velas de ignição e os pneus e fazer uma revisão para que possa continuar a funcionar. Um carro bem cuidado pode durar uma vida inteira e, similarmente, também você precisa de revisões periódicas para continuar em perfeitas condições. Um dos maiores problemas que os empreendedores enfrentam é a sua incapacidade de se desligarem quando estão longe do trabalho. A sua vida e o trabalho acabam por se misturar tanto que é difícil saberem quando estão longe dele"
Depois destas palavras, só precisa de parar um pouco e vir fazer uma aula comigo :)
0 comentários: