Comentar ou desligar?
Fazer um comentário sobre qualquer tema numa rede social é um verdadeiro tiro no escuro.
A probabilidade da opinião cair no extremismo é grande. É grande porque o grau de proteção é aparentemente elevado. Você está dentro da tela e não num estádio de futebol a gritar pela sua equipa no lado contrário da bancada.
Pense um pouco: o que ganha com isso?
Qual foi a ação concreta que isso gerou?
Se tem dúvidas quanto ao comentar ou desligar, eu aconselho vivamente a terminar a sessão e a desligar.
Podemos comprometer a nossa imagem, o nosso relacionamento afetivo ou até prejudicar uma amizade por causa de uma opinião extremada. Uma forte dor de cabeça, o trânsito caótico ou um chefe bastante azedo podem fazer com que você expresse a sua raiva numa qualquer opinião.
Demonstrar desacordo é difícil. Há a tentação de descarregar o balde e dizer poucas e boas nas redes sociais. Se você telefona ou fala pessoalmente com a pessoa, provavelmente utiliza outra linguagem e algum mal entendido fica ali encerrado.
Ao fazer isso numa rede social, todos os seus amigos podem ficar surpresos com a sua reação.
Evite também a expressão "algumas pessoas", "há gente", "esta gente". Todos os seus amigos vão pensar que poderá estar a dirigir-se a eles. Exemplo " há gente não têm educação nenhuma" . Generalizar num café atinge 10 ou 20 pessoas. Numa rede social afeta milhares e limpar o que foi dito é quase impossível. Ninguém vai querer saber do seu arrependimento. O que gera polémica não é o arrependimento...
Ser exagerado é uma tentação recorrente. "Está tudo mal com a minha vida". "Já não há esperança para este mundo". "Os adeptos do clube X são todos parvos" . Será que ganha amigos e oportunidades da sua vida ou acontece o contrário?
Ok, isto é muito bonito mas...se eu estou com esta raiva toda onde é que eu descarrego?
Fácil, marque uma aula particular comigo. Tenho imensas técnicas e dicas para lhe passar!
0 comentários: