Um dia triste é muito tempo

14:30 Rui Pereira 0 Comments

Hoje venho abordar um tema que se relaciona com o nosso estado de humor. 

Durante quanto tempo é que a sua tristeza o vence? Quantas horas precisa para sair daquele estado que coloca em suspenso tudo o que pretendia realizar? Se forem só 15 minutos tudo bem, bem-vindo(a) ao meu grupo. Se fica na "má onda" um dia...lamento, mas vai ter que fazer alguma coisa senão vai acabar intoxicado pelo seu próprio veneno.

Como sabemos, o nosso sentimento no momento depende de muitos factores. Podemos ser facilmente afectados pelas condições meteorológicas, por uma nota menos boa num exame, por uma dor de costas ou por uma doença de um familiar próximo. 
Estes acontecimentos, não sendo eles boas notícias, podem fazer com que uma pessoa passe dias num estado de lamentação permanente, conduzindo o indivíduo a um aumento ou toma de medicação porque a digestão começou a ser afectada, a cabeça começou a doer e as insónias chegaram.

Umas das soluções para que esta roda pare passa por ficar alerta e tomar consciência que viver é um confronto constante com o imponderável. Nuvens no céu vão sempre existir. Tal como se programa para levar o guarda-chuva, pré-programe a sua mente para aceitar o mau tempo como uma realidade. Se para si a chuva é incómoda, recorde-se que sem ela não existiria vida no planeta. 

Normalmente, é nas situações menos positivas que mais aprendemos. Reformulamos a metodologia de treino, a forma como estudamos, a alimentação e mesmo as horas de descanso. São estes os momentos em que evoluímos mais.

Outra das soluções que proponho para sair daquele estado de tristeza e inércia, é fazer um conjunto de técnicas corporais e respiratórias que ministro nas minhas práticas. Ainda não sabe quais são? Então não espere mais :)

Até ao próximo artigo!

 

0 comentários: