Inspire profundamente! (parte 1)
Seja bem-vindo à sua inspiração!Com frequência somos quase obrigados a inspirar mais profundamente, como se estivéssemos a buscar uma energia extra para a tarefa seguinte ou mesmo para tomarmos uma decisão.
Se começar a administrar melhor a sua respiração, estas inspirações profundas passam a ser regulares e o seu corpo começa a automatizar este procedimento. Ele não é forçado, é prazeroso!
Mas, como devo fazer essa inspiração profunda? Quais os músculos envolvidos? Basta subir os ombros e esperar que o ar entre?
Na realidade o processo começa mais abaixo, com a respiração diafragmática ou abdominal.
Coloque as duas mãos sobre o abdómen e ao inspirar sinta como toda a musculatura abdominal expande. Quando inspira o abdómen afasta e quando expira ele recolhe. Tal como um balão, a primeira parte a expandir é a parte baixa.
Para conseguir dominar melhor o diafragma, o músculo que faz a separação entre os pulmões e os órgãos do abdómen, deve realizar um conjunto de técnicas corporais que eu ministro nas minhas práticas. Um diafragma mais descontraído resulta numa respiração abdominal bem mais ampla. Melhorar a sua respiração baixa vai proporcionar-lhe um sono mais profundo e descansado e uma gestão mais conseguida das suas emoções.
No final isto resulta numa energia extra para lidar com os desafios da sua empresa, para aumentar o seu rendimento no desporto e para administrar ainda melhor as sua relações interpessoais.
No próximo artigo falaremos sobre a respiração média ou intercostal.
0 comentários: