Inspire profundamente! (parte II)
Inspire profundamente! (parte II)Tal como prometido, desta vez vou falar sobre a respiração média ou intercostal.
Todos nós já percebemos que o nosso tórax expande quando inspiramos. Nós temos a capacidade de interferir nessa expansão comandando conscientemente os músculos e ossos envolvidos. Os nossos pulmões acabam por ter um comportamento passivo face à movimentação da caixa torácica. Quanto mais afastamos as costelas mais ar captamos.
No total temos 24 costelas, doze de cada lado existindo particularidades entre elas.
Esta respiração média corresponde a aproximadamente 30% do total da inspiração e ela é mais comum no sexo feminino.
Vamos praticar?
Deite-se confortavelmente de costas no solo ou numa superfície mais confortável. Não escolha um colchão mole pois vai dificultar o exercício. Coloque as mãos sobre o tórax entrelaçando os dedos. Deixe os braços soltos para não sentir cansaço e ao inspirar o tórax vai expandir e os dedos vão entrelaçados vão afastar ligeiramente. Ao inspirar alivie a pressão das mãos e dos dedos para que as costelas se movimentem à vontade. É importante que não acelere o ritmo respiratório. Quanto mais lento ele for mais prazer vai extrair deste fantástico exercício.
Faça mais vezes este treino. Depois de dominar melhor esta técnica vai perceber que o tórax se solta mais e que os dedos se vão distanciar mais, prática após prática.
No próximo artigo irei falar da respiração alta.
Até ao próximo artigo ou, se já for meu aluno, até à próxima aula!
0 comentários: