Inspire profundamente! ( parte III)

08:47 Rui Pereira 0 Comments

Inspire profundamente! ( parte III)

Hoje vamos abordar a respiração alta ou subclavicular. Esta respiração ocorre na parte superior do tórax e é, sem dúvida, a pior forma de respirar. A quantidade de ar que entra nos pulmões é muito reduzida face ao esforço que a técnica obriga. Com esta respiração a ser realizada na perfeição apenas conseguimos alcançar cerca de 10% da nossa capacidade respiratória. Por isso, ela deve ser combinada com as demais técnicas que temos vindo a abordar.
Esta respiração alta, curta  e superficial, está relacionada com o excesso de stresse e estados de angústia. Por isso, se se identificou com alguns destes estados, provavelmente anda a fazer esta técnica de uma forma inconsciente.

Vamos praticar ?

Para executar a respiração alta ou subclavicular, coloque uma das mãos no abdómen e outra mãos no tórax. Contraia os músculos abdominais e os intercostais baixos. Ao inspirar, o ar vai para o alto dos pulmões e ocorre uma elevação do tórax. Ao expirar o tórax faz o movimento inverso e baixa.

No próximo artigo vamos falar sobre a respiração completa, aquela que irá catapultar o seu rendimento físico e mental para os patamares da alta performance.
Se quiser acelerar a sua evolução marque já a sua aula através dos contactos acima ou visitando os espaços onde ministro as minhas aulas ( indicados no item "aulas").

0 comentários: